Volvo Ocean Race 2017/18- Powered by Mastervolt
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Volvo Ocean Race 2017/18- Powered by Mastervolt

A Mastervolt, líder mundial em Sistemas Elétricos e Componentes Marítimos, orgulha-se mais uma vez de ser o fornecedor dedicado da lendária Volvo Ocean Race. É precisamente aqui, no mais longo evento desportivo de nível mundial, que a Mastervolt cumpre com a sua ambiciosa missão: “The Power to be Independent”.

Não estar dependente da energia de rede é o que a Mastervolt oferece às equipas durante as 45.000 milhas náuticas que percorrerão à volta do mundo. Todas as embarcações participantes serão alimentadas pelo mesmo sistema elétrico inovador, centrado nas famosas Baterias de Iões de Lítio da Mastervolt e Sistema de Controlo Digital CZone.

A Mastervolt deseja a todas as tripulações uma viagem segura pelos quatro oceanos, passado por seis continentes e 12 cidades anfitriãs, garantindo-lhes toda energia de que necessitam.

VOLVO OCEAN 65

A introdução do modelo Volvo Ocean 65 revolucionou a prova, levando a uma maior competição e garantindo que esta é ganha nos oceanos e não na fase da conceção. Todas as embarcações participantes estarão equipadas com o mesmo Sistema Elétrico da Mastervolt, garantindo às tripulações o melhor desempenho.

 

O SISTEMA

A Volvo Ocean Race é o evento de vela profissional mais duro e competitivo totalmente tripulado à volta do mundo. A edição de 2017-18 promete ser ainda mais intensa, com toda a frota a percorrer distâncias ainda maiores e com mais paragens durante a corrida.

Com base na prestação de um serviço de excelência e com tecnologia com provas já dadas, foi sem qualquer surpresa que a Mastervolt foi novamente selecionada para fornecedora oficial do evento. As suas instalações sustentáveis fornecem eletricidade a todos os sistemas, desde a quilha basculante ao dessalinizador e centro de comunicações midia.

As corridas anteriores forneceram informação técnica extremamente valiosa: os alternadores apresentaram cerca de 88.2 milhões de rotações durante a competição, ao passo que as avançadas Baterias de Iões de Lítio descarregaram 275 vezes. Apesar da vida útil destas baterias ser três vezes superior à das baterias tradicionais, a sua utilização é cuidadosamente analisada. Os engenheiros no Laboratório de I&D da Mastervolt avaliam o desempenho de cada componente para refinar ainda mais o equipamento e garantir uma maior fiabilidade na sua função em condições extremas de temperatura e humidade.

DESENVOLVIMENTO CONTÍNUO

A modelo Volvo Ocean 65 oferece agora mais espaço aos mais recentes desenvolvimentos de produtos da Mastervolt e CZone, especialmente concebidos para o Sistema de Controlo Digital CZone. Cada instalação deverá ser idêntica em cada embarcação: desde o mais pequeno parafuso às braçadeiras para os cabos. Isto significa que, apenas o desempenho da tripulação irá fazer diferença na utilização e controlo do sistema elétrico a bordo. Para além disso, o Interface de Saídas Combinadas(COI) da CZone irá substituir o Módulo existente de Interface de Saídas, tornando todo o sistema de carga mais inteligente.

KEEP IT SIMPLE!

Há uma grande ênfase em manter o sistema da Mastervolt tão simples e intuitivo quanto possível. As tripulações contam com atletas de topo que querem perder o mínimo de tempo possível a gerir os sistemas elétricos a bordo.

A rede digital de controlo e monitorização CZone simplifica o sistema, já que permite às ligações complexas a interruptores e painéis de fusíveis serem substituídas por ligações modernas e robustas. Cabos NMEA são substituídos pelas versões Ancor para uma melhor resistência à água e o novo ecrã tátil à prova de água CZone Touch 5 com Wi-Fi fornece um controlo e monitorização total. Todos os componentes principais são também monitorizados remotamente e os dados obtidos permitem à Mastervolt aperfeiçoar continuamente os seus produtos.

Para a competição de 2017-18, cada embarcação será equipada com um sistema extra de carga gerado pela água. Todos os dados deste equipamento e de todos os outros pontos de carga poderão ser monitorizados em tempo real através da página Power Project no site oficial Volvo.

CONSUMO DE ENERGIA

O total de consumo CC requer cerca de 7.1 kWh. Neste caso, a Mastervolt escolheu duas baterias MLI Ultra 24/5000, em paralelo, resultando num total de 10 kWh de potência. Não é aconselhável a descarga completa das baterias pelo que, se deverá apontar para 80% de descarga, ou seja, pelo menos 8 kWh.

ESCOLHA DO SISTEMA

O sistema de energia da Volvo Ocean Race encontra-se dividido em duas secções distintas.

SECÇÃO MasterBus:

SECÇÃO CZone:

EQUIPAMENTO A SER ALIMENTADO E CONTROLADO PELO SISTEMA ELÉTRICO

  • Bombas de água de lastro de estibordo e bombordo
  • Comunicações por Satélite
  • Iluminação (interna e externa)
  • Comunicações por Satélite FleetBroadBand 250 e 500
  • Displays Multifunções
  • Rede LAN
  • Displays Multifunções B&G
  • Alarme de Gás
  • Radar
  • Bombas de esgoto
  • Dois PC’s a bordo
  • Rádio de VHF
  • AIS (Automatic Identification System)
  • Dessalinizador
  • Bombas de água potável
  • Bomba Elétrico-Hidráulica da quilha e controlos PLC
  • Equipamento de midia dos repórteres a bordo

Ambas as secções estão ligadas através de um Interface de Ligação CZone MasterBus e, coletivamente gerem a maioria das necessidades elétricas a bordo. O sistema permite a monitorização e controlo de praticamente tudo através do ecrã tátil CZone Touch 5.

ESPECIFICAÇÕES

  • Cada uma das embarcações Volvo Ocean 65 participantes possuem duas Baterias de Iões de Lítio MLI Ultra 24/5000, garantindo uma potência total de baterias de 10 kWh.
  • As baterias têm uma fonte primária de carga através de dois alternadores Mastervolt 24/150 A, regulados por dois reguladores de carga Alpha Pro, capazes de carregar as baterias de Iões de Lítio em apenas uma hora. Para além disso, todas as embarcações estão equipadas com um sistema de carga alimentado por água.
  • Cada embarcação está equipada com um Distribuidor DC 500, que protege os cabos com fusíveis e gera um alarme sempre que um fusível rebente.
  • A monitorização de baterias é fornecido via o MasterShunt e os shunts internos integrados no interior das baterias. Estes componentes fornecem informação crítica do sistema que é comunicada via MasterBus e a ligação CZone Bridge para o ecrã tátil CZone Touch 5 e para os displays localizados na estação de governo e cabine.
  • Existe uma monitorização de sistema compreensiva, fornecida pela rede CZone, que emite alarmes sonoros e visuais sempre que sejam necessárias ações.
  • A rede CZone também alimenta os sistemas de navegação, comunicação e hidráulicos equipados na embarcação.
  • Quando em porto, o processo de carga das baterias é disponibilizada por um carregador ChargeMaster 24/30-3 da Mastervolt. Independentemente da rede disponível (90-265 V, 50 ou 60 Hz), o ChargeMaster poderá carregar as baterias em qualquer parte do mundo.
  • Diagnósticos detalhados do sistema e informações para resolução de problemas são fornecidos remotamente por parte da equipa técnica da Mastervolt, via software Master Adjust, Ferramenta de Configuração CZone e Mastervolt QS.
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